News

Conquiste a Felicidade

Conheça uma Poderosa Ferramenta para sua Felicidade.

Hipnose clínica: a partir de uma prática

Hipnose clínica: a partir de uma prática Iniciando uma Prática   Sábado, dezembro 27, 2008 03:41 Por que...

"O Coaching libera o potencial do indivíduo para que este maximize seu desempenho e faça o que antes acreditava impossível."

 

Importante! Primeiro em um coaching temos que:
  • Definir objetivos claros e alcançáveis
  • Compreender seus valores mais profundos
  • Ter sua motivação e autoconfiança elevadas
  • Identificar obstáculos e realizar suas metas ...
 
O QUE É COACHING?
 


É um processo que visa aumentar o desempenho de um indivíduo (grupo ou empresa),aumentando os resultados positivos, através de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional (O COACH) em uma parceria com o cliente o (COACHEE).
 
Coaching é um conjunto de conhecimentos, ferramentas e técnicas que visam facilitar o alcance de resultados extraordinários utilizados por um profissional denominado coach, devidamente habilitado
 
Coaching é uma metodologia nova que busca atender as seguintes necessidades humanas: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. O Coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados planejados que, para ser compreendido, pode ser comparado à aliança de sucesso entre um técnico desportivo (coach) e seus atletas (coachees). O técnico não atua no jogo diretamente, mas oferece, como um padrinho, sua experiência que concorre para o desenvolvimento e desempenho do atleta. Da mesma forma o coach contribui para o aprendizado e amadurecimento emocional, tomada de decisão, planejamento de ação, definição de tarefas e de estratégias de remoção de obstáculos. Ocasionalmente confundido com terapia, o Coaching vai bem além desta na medida em que dá ao cliente a autonomia e o mérito pelos resultados obtidos, objetivando o acúmulo de experiências auto-motivadoras e a conquista da independência o mais cedo possível.
É um processo focado em ações do coachee/cliente para a realização de suas metas e desejos. Ações no sentido de desenvolvimento e/ou aprimoramento de suas próprias competências, equipando-o com as ferramentas, conhecimento e oportunidades para se expandir, usando os seguintes processos:
 
1.     O processo de investigação, reflexão e conscientização.
2.     Descoberta pessoal dos pontos fracos e das qualidades.
3.     Aumento da consciência de si mesmo.
4.     Aumento da capacidade de se responsabilizar pela própria vida.
5.     Estrutura e foco.
6.     Feedback realista.
7.     Apoio
 
O processo de Coaching tem foco em apoiar as pessoas a avançar em relação às suas metas mais importantes, realizar seus objetivos e criar a versão do coachee de vida ideal e da carreira ideal. O foco é nas possibilidades futuras e como transformá-las em realidade.
 
É importante ressaltar que COACHING NÃO É TERAPIA.
 

Tipos de Coaching

 
Coaching Pessoal/Coaching de Vida

O coaching pessoal/coaching de vida ajuda os indivíduos a ganhar consciência sobre esclarecer suas metas e prioridades pessoais, a entender melhor seus pensamentos,
sentimentos, e opções, e fazer as ações apropriadas para mudar suas vidas, alcançar suas metas, e sentirem-se mais realizados.
 
Coaching de Carreira
coaching de carreira ajuda os indivíduos a identificar o que eles querem e precisam  de suas carreiras, e então tomar decisões e fazer as ações necessárias para alcançar seus objetivos de carreira mantendo o equilíbrio com as outras partes de suas vidas.
 
Coaching de Grupos
Os coaches de grupos trabalham com indivíduos em grupos. O foco pode abranger
uma gama que vai desde o desenvolvimento de liderança ao desenvolvimento de carreira, do gerenciamento de estresse à formação de equipes. O coaching de grupo combina os benefícios do coaching individual com os recursos do grupo. Os indivíduos aprendem uns com os outros e com as interações que acontecem dentro do contexto do grupo.
 
Coaching de Desempenho
Os coaches de desempenho ajudam funcionários, de todos os níveis, a compreender
melhor os requisitos de seus empregos, as competências necessárias para atender estes requisitos, quaisquer lacunas em seu desempenho atual, e oportunidades para melhorar o desempenho. Os coaches então trabalham com os funcionários, seus chefes, e outras pessoas no local de trabalho para ajudar os funcionários a preencher as lacunas de desempenho e desenvolver planos para continuar o desenvolvimento profissional.
 
Coaching de Líderes Recém-empossados
Coaches de indivíduos designados ou contratados para novos papéis de liderança
ajudam estes líderes a “se encaixar” (“onboard”). A meta do coaching é esclarecer junto aos constituintes-chaves do líder quais são as responsabilidades mais importantes do seu novo papel, suas tarefas nos primeiros meses de suas novas atribuições, e maneiras de integrar a equipe que ele vai liderar junto à organização. O foco principal neste tipo de coaching é ajudar o novo líder a assimilar e alcançar seus objetivos comerciais.
 
Coaching de Relacionamento
coach de relacionamento ajuda duas ou mais pessoas a estabelecer, mudar, ou
melhorar suas interações. O contexto pode ser trabalho, pessoal, ou outros.
 
Coaching de Desenvolvimento ou de Alto Potencial
coach trabalha com organizações para desenvolver o potencial de indivíduos que
foram identificados como sendo chave para o futuro da organização, ou que sejam parte do plano de sucessão da organização. O foco do coaching pode incluir levantamento inicial,
desenvolvimento de competências, ou apoio no planejamento e realização de projetos estratégicos.
 
Coaching para Fornecer Análise de Feedback e Planejamento de Desenvolvimento
Organizações que usam processos de avaliação e feedback 360 graus com frequência
utilizam coaches para ajudar os funcionários a interpretarem os resultados de suas
avaliações e feedbacks. Além disso, os coaches trabalham com os indivíduos na tomada de decisões de carreira, e no estabelecimento de planos de desenvolvimento profissional, com base em feedback, avaliação de resultados, e outros dados relevantes.
 
Coaching Com Alvo Comportamental
Coaches que oferecem coaching com alvo comportamental ajudam indivíduos a mudar comportamentos ou hábitos específicos, ou a aprender maneiras novas, mais eficientes de trabalhar e interagir com os outros. Este tipo decoaching com frequência ajuda indivíduos  que são muito bem sucedidos no seu trabalho atual nos outros contextos, ou que estão assumindo novas responsabilidades as quais requerem uma mudança de comportamentos específicos.
 
Coaching de Legado
coaching de legado ajuda os líderes que estão se aposentando de um papel-chave a decidir que legado gostariam de deixar atrás de si. O coach também oferece
aconselhamento no processo de transição e saída do papel de liderança.
 
Coaching de Sucessão
coach de sucessão ajuda a avaliar candidatos potenciais para posições de diretoria
sênior e prepara estes candidatos para serem promovidos a papéis mais elevados. Este tipo de coaching pode ser usado em qualquer organização que esteja passando por crescimento, ou mudanças em seus ranques de liderança. É especialmente útil em negócios familiares para manter a viabilidade da empresa. Uma vez que a avaliação com frequência é parte desta intervenção, expectativas claras e princípios de confidencialidade são essenciais. Talvez seja necessário em algumas empresas utilizar consultores diferentes para a avaliação e para ocoaching.
 
Coaching de Habilidades de Apresentação/Comunicação
Este tipo de coaching ajuda os indivíduos a adquirir consciência sobre como eles são
percebidos por outras pessoas e por que são percebidos dessa maneira. Os clientes
aprendem novas maneiras de interagir com os outros. O uso de gravação em vídeo permite que o cliente veja a si mesmo como os outros o vêm. O coach ajuda os clientes a mudarem a forma como eles se comunicam e influenciam outras pessoas mudando suas palavras, como falam essas palavras, e a linguagem corporal que utilizam para enviar as mensagens pretendidas.
 
Coaching de Equipe
Um ou mais coaches de equipe trabalham com o líder e os membros de uma equipe
para estabelecer sua missão, visão e estratégia de equipe, e as regras de engajamento de uns com os outros. O líder e os membros da equipe podem fazer coaching individual para facilitar as reuniões e outras interações da equipe, desenvolver a eficiência do grupo enquanto equipe de alto-desempenho, e alcançar metas da equipe.
 
Fonte: O Manual do Coaching Executivo - Copyright © 2008 The Executive Coaching Forum (TECF) Direitos da tradução – IBC - Instituto Brasileiro de Coaching – www.ibccoaching.com.br